Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sefaz e PGE preparam lançamento de mutirão de conciliação para processos judiciais no âmbito fiscal

    A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE) vão realizar nos próximos meses um mutirão de conciliação para pendências judiciais no âmbito fiscal para reduzir o estoque de processos judicializados e como preparação para as audiências de negociação serão realizados eventos de mobilização de procuradores e auditores fiscais e também de sensibilização dos contribuintes para a busca de solução para dívidas na instância judiciária.

    O intuito é promover oficinas direcionadas aos técnicos envolvidos na execução fiscal e palestras para contribuintes, culminando com a realização de audiências conciliatórias sobre dívidas fiscais com o Estado. Segundo a Sefaz, as audiências vão promover uma maior eficiência na recuperação dos créditos tributários e a consequente ampliação da capacidade de arrecadação do Estado.

    Do ponto de vista da PGE, haverá a redução dos processos judiciais e administrativos referentes a inadimplência com o Fisco Estadual, com débitos inscritos ou não na Dívida Ativa, e esse estoque de processos na Justiça pode gerar uma demora para o Estado receber o crédito tributário.

    Procuradoria Fiscal Intinerante

    Na semana passada, membros da Sefaz e da PGE visitaram as instalações da Procuradoria Fiscal Intinerante, um conjunto de salas instalado no Fórum Gumercindo Bessa onde passam a ser centralizados realizados todos os trabalhos de cobrança de crédito fiscal, numa parceria entre a Secretaria de Estado da Fazenda, A procuradoria Geral do Estado e o Tribunal de Justiça.

    Segundo a superintendente de Gestão Tributária da Sefaz, Silvana Maria Lisboa Lima, a parceria vem acrescentar ao trabalho realizado, com a integração e aproximação maior entre as esferas dedicadas à redução dos processos de execução fiscal existentes. É uma parceria absolutamente salutar, porque há uma somação de esforços num foco único, que é a solução de problemas através da conciliação e do entendimento com o contribuinte, ressaltou Silvana Lisboa.

    Atividades

    Com o tema Conciliar para Crescer, a partir do próximo dia 16 serão promovidas várias oficinas que objetivam dar maior celeridade aos processos, ampliar o conhecimento sobre a execução fiscal e estreitar ainda mais a relação entre auditores fiscais e procuradores. As oficinas, que serão iniciadas nesta quinta, dia 16, pela palestra O Executivo fiscal que queremos, voltada para procuradores e servidores da PGE, assim como outras mais direcionadas a oficiais de Justiça, auditores fiscais e também público contribuinte, precedem o mutirão de conciliação para pendências fiscais a ser promovido pelo Estado. Fotos: Ascom/Sefaz

    • Publicações790
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sefaz-e-pge-preparam-lancamento-de-mutirao-de-conciliacao-para-processos-judiciais-no-ambito-fiscal/145517684

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)